A cultura coreana vem sendo exposta cada vez mais no Brasil e vem aumentando cada vez mais o número de seus admiradores. Nesse cenário é constatado o interesse pela cultura coreana nos mais variados segmentos, inclusive na área de educação. Vou mostrar aqui os 7 motivos para você estudar na Coreia do Sul.
1. Um país onde o governo coreano apoia o estudo sistemático no exterior.
A Coreia apresenta o custo de estudo e custo de vida mais barato do que países como Estados Unidos ou países de língua inglesa. O sistema de bolsas de estudo são bem planejados aos estrangeiros. O governo coreano concedeu bolsas de estudo aos 6.556 estudantes acadêmicos dos 148 países desde 1967, e aproximadamente 2.000 bolsas de estudos são concedidos anualmente. Além do governo coreano, universidades, fundações e corporações oferecem vários programas de assistência de ensino. Existem várias universidades que oferecem aulas de coreano para os alunos que desejam estudar na Coreia do Sul. Para aqueles que decidiram estudar na Coreia do Sul poderá solicitar bolsas de estudo governamental e solicitar admissões em faculdades.
2. Sistema de ensino reconhecido por sua excelência
A educação coreana foi reconhecida por sua excelência através das avaliações globais. Segundo a pesquisa de instituições como a Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OECE) o desempenho acadêmico da Coreia do Sul e a competitividade educacional estão entre os melhores do mundo.
A principal fonte de informações sobre a estrutura, financiamento e desempenho dos sistemas educacionais tanto dos países-membros quanto dos parceiros é o “Education at a Glance: OECD Indicators”.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) representa um exame aplicado a cada três anos que avalia leitura, matemática e ciência a fim de auxiliar na análise do sistema educacional. Nesse programa os estudantes coreanos de 15 anos conquistaram resultados extraordinários em 2012.
3. Tecnologia Global e Um Futuro Promissor
A Coreia do Sul é líder de ciência e tecnologia de última geração e lidera o mundo nas indústrias de máquinas, produtos químicos, construção naval, semicondutores e automotiva.
É o primeiro entre os 152 países pesquisados pelo Índice de Desenvolvimento da TIC <Fonte: União Internacional de Telecomunicações – UIT>.
É o sétimo país do mundo a se juntar ao Clube 20-50 desde 2012. (O clube 20-50 significa um país desenvolvido com renda de US$ 20.000,00 e um país com mais de 50 milhões de população).
4. Um país com cultura rica representada pelo Hallyu
O Hallyu significa “onda coreana” que começou com o K-pop e os dramas coreanos, que se espalhou pelo mundo junto com a língua e a cultura coreana. Hoje em dia o Hallyu tornou-se uma cultura do mundo que desfrutam e animam juntos o estilo Hallyu.
O Hallyu está baseada na história da Coreia, que preservou sua longa tradição e muitas heranças culturais. A Coreia possui uma história de 5.000 anos e há 10 Patrimônios Mundiais da UNESCO, 15 Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidades e 9 Patrimônios da Humanidade
5. Alta satisfação do bem estar dos estudantes internacionais.
A Coreia do Sul é o país considerado mais seguro do mundo. O número de estudantes internacionais que visitam à Coreia está aumentando cada vez mais. Principalmente, o número de estudantes de pós-graduação aumentou de forma constante nos últimos cinco anos.
Existem vários programas de pós-graduação da Coreia que apoiam bolsas de estudo e muitos graduados encontram emprego em empresas coreanas e atuam como professores universitários.
vermelho: estudantes de doutorado
<Fonte: Ministério da Educação, 2016>
Foi feita uma pesquisa de satisfação da vida na Coreia com 300 estudantes internacionais que moram na Coreia.
Quase 90% dos estudantes responderam que estão satisfeitos com a vida na Coreia e 86% responderam que estão satisfeitos com o sistema educacional. Além da pesquisa, responderam também as vantagens de morar na Coreia.
- É conveniente e seguro para viver, como instalações de transporte e ambiente residencial.
- Existem várias instalações culturais que podem ser desfrutadas.
- As pessoas são amigáveis e é possível fazer amigos de vários países.
- A comida é deliciosa.
- A qualidade de educação é alta e fornece o ambiente de aprendizagem estabelecida.
- O ambiente natural e o clima são agradáveis.
- É um país economicamente desenvolvido e os padrões de vida são altos.
6. Apoio do Governo para empregar os estudantes internacionais
Os estudantes internacionais podem trabalhar legalmente durante o estudo em uma universidade coreana ou no intercâmbio em tempo parcial com permissão.
Todos os anos o governo coreano promove feiras de emprego para estudantes internacionais e pode enviar currículo para o site de apoio ao emprego dos estudantes internacionais candidatando-se na empresa de sua escolha.
7. Crescimento econômico notável
A Coreia tornou-se de um dos países mais pobres do mundo para um país doador de ajudas. A Coreia foi devastada pela Guerra da Coreia (1950 a 1953) e em 50 anos tornou-se a 11ª maior economia do mundo em termos de PIB (2015) graças ao esforço da população.
Em 2009 ingressou ao Comitê de Assistência ao Desenvolvimento da OCDE (DAC).
Para maiores informações você pode pesquisar no site abaixo:
https://www.studyinkorea.go.kr/
Fonte: Centro de Educação Coreana em São Paulo.