MOVIMENTO PRIMEIRO DE MARÇO

O Movimento 1º de Março foi a manifestação pública da resistência dos coreanos durante a ocupação japonesa.


33 Líderes nacionalistas se reuniram no restaurante 태화관 Tê-Hwa-Gwan em Seul às 2 horas da manhã do dia 1º de Março de 1919 para proclamar a Declaração de Independência da Coreia. Outros líderes de várias regiões da Coreia também se reuniram no mesmo horário para ler a Declaração.

A proclamação dizia:
“Proclamamos aqui a independência da Coreia e a liberdade do povo coreano. Nós o declaramos ao mundo em testemunho da igualdade de todas as nações e passamos para a nossa posteridade como seu direito inerente. Fazemos esta proclamação, tendo 5.000 anos de história e 20.000.000 de pessoas unidas e leais. Tomamos este passo para assegurar aos nossos filhos, para os tempos vindouros, a liberdade pessoal de acordo com a consciência despertadora desta nova era. Esta é a clara liderança de Deus, o princípio em movimento da era atual, a reivindicação justa de toda a raça humana. É algo que não pode ser eliminado, sufocado, amordaçado ou suprimido por qualquer meio“.

Os coreanos saíram às ruas, marchando e gritando “Man-sê!”, “Dê-Han-Min-Guk Man-sê!” que significa “viva 10.000 anos” “viva a Coreia”. Aproximadamente 2 milhões de coreanos participaram da manifestação pacífica em várias cidades da Coreia.

Prisão Seo-Dae-Mun

Os soldados japoneses reprimiram o movimento e cerca de 16.000 pessoas ficaram feridos, mais de 7.000 pessoas foram mortas e cerca de 50.000 pessoas foram presas e foram mantidos na prisão Seo-Dae-Mun, onde foram torturados e executados.

Muitas casas, igrejas e escolas também foram incendiadas e destruídas. A prisão Seodaemun se tornou um Museu histórico e está aberta para visitas. Apesar do movimento de 1º de Março de 1919 a Coreia só se libertou da ocupação japonesa no dia 15 de agosto de 1945. 

O dia “Movimento Primeiro de Março” é feriado nacional e é comemorado na Coreia com o hasteamento da bandeira nacional.

A Yoo-Gwan-Sun era uma estudante de 18 anos que participou desse movimento. Ela foi presa, torturada e morta na prisão.

É uma história triste, porém deve ser lembrada pois a liberdade se resultou por meio da vidas dessas pessoas.

Está gostando do conteúdo? Então compartilhe!

Siga-nos também em:

Posts recentes:

[instagram-feed]

Coreano para iniciantes:

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e consumir os nossos conteúdos gratuitos. Eu acredito em você e sei que conseguirá aprender coreano!

NANUM IDIOMAS - LTDA - ​CNPJ: 47.148.454/0001-78

Endereço: Q SHIN CA 06 CONJUNTO 02 - Número: 11 - Bairro: LAGO NORTE - Brasília - DF

Feito com amor ❤